"A Câmara de Vereadores participa do tradicional desfile de 20 de setembro, em alusão a semana farroupilha."

Na sexta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Novo Cabrais participou do tradicional desfile de 20 de setembro, em alusão a semana farroupilha. Durante a caminhada foram destacados marcos importantes na história do poder legislativo municipal.

“A Câmara de Vereadores de Novo Cabrais teve sua primera sessão em 01 de janeiro de 1997, nas dependências do Pavilhão da Comunidade Luterana Concórdia, sendo presidida pelo Vereador Argeu de Almeido, que era o Vereador eleito com mais idade, em obediência ao artigo 6º de regimento interno da Câmara do Município Cachoeira do Sul. Na mesma data foram empossados os 9 Vereadores Eleitos: Romero Oscar Garske, Marciel Laone Schoenfeldt, Álvaro Luiz Scheffel, Celso Antônio Cerentini, Milton Vitório Callont, Flávio José Alberto, João Breno Alves, Argeu de Almeida e José Eduardo Sanmartin. A Primeira Mesa Diretora da Câmara foi eleita na mesma data, sendo formada pelo PRESIDENTE João Breno Alves, VICE-PRESIDENTE Romero Oscar Garske, 2º VICE-PRESIDENTE Celso Antonio Cerentine, SECRETÁRIO José Eduardo Sanmartin.

Em 03 de junho de 1997, foi aprovada a Resolução nº 002/1997 que estabeleceu o 1º Regimento Interno da Câmara de Vereadores, o qual regeu até ano de 2015, quando fora revisado e modificado, estando, atualmente, sob o comando de todas as atividades internas da Câmara Municipal.

A partir do dia 22 de outubro de 1998 - o município passou a ter a sua própria Lei Orgânica. A dedicação, seriedade e humildade foram quesitos que nortearam os vereadores constituintes na elaboração da Lei Orgânica do Município de Novo Cabrais, como instrumento que garantiu a dignidade do povo cabraisense consolidado o pleno exercício da cidadania.

Quando da sua instalação, a sede da Câmara era em imóvel alugado, onde atualmente funciona a Academia Movimentos, situada às margens da rodovia RSC287. Com a inauguração do Centro Administrativo Municipal, foi cedido imóvel a Câmara de Vereadores, em 26 de outubro de 2000, sob a gestão do então Prefeito Lorenzo Scheffel, quando foi inaugurada a sua sede própria, situadas na Rua 28 de dezembro.

Atualmente, a Câmara de Vereadores de Novo Cabrais está em sua 6ª Legislatura, e é composta por 9 Vereadores, sendo eles Álvaro Scheffel, Angela Gelsdorf Dumke, Angélica M. C de Franceschi, Delcio Maus, Mauro de Arreal, Odir da Rosa, Pedro Gewher, Renildo Schaurich, Silomar Garcia. A atual Mesa Diretora é composta pela Presidente Angela Dumke, Vice-Presidente Renildo Schaurich e Secretária Angélica de Franceschi.

São servidores da Câmara o Diretor Famiel Borstmann, a Oficial Legislativa Julia Pasqualini, Assessora Jurídica Sâmera Arend e estagiária Lauren Lovato.

As reuniões da Câmara de Vereadores são realizadas no período de 15 de fevereiro a 22 de dezembro de cada ano, todas as segundas-feiras, às 18 horas, para análise, debate e votação dos Projetos de Leis, bem como os expedientes promovidos pelos Vereadores que visam melhorias nas condições do Município em favor dos cidadãos.

A Câmara de Vereadores convida toda a população para participar das reuniões e eventos promovidos para o exercício da democracia e cidadania