História

A Câmara de Vereadores de Novo Cabrais teve sua primera sessão em 01 de janeiro de 1997, nas dependências do Pavilhão da Comunidade Luterana Concórdia, sendo presidida pelo  Vereador  Argeu  de  Almeido, que  era  o Vereador  eleito  com  mais  idade, em  obediência  ao  artigo  6º  de  regimento interno  da  Câmara  do  Município Cachoeira  do  Sul.  Na  mesma  data  foram empossados  os  9  Vereadores  Eleitos: Romero  Oscar  Garske,  Marciel  Laone Schoenfeldt,   Álvaro  Luiz   Scheffel,   Celso   Antônio   Cerentini, Milton   Vitório Callont, Flávio  José  Alberto,João  Breno  Alves,  Argeu  de  Almeida  e  José Eduardo Sanmartin.

A Primeira Mesa Diretora da Câmara foi eleita na mesma data,    sendo    formada    pelo PRESIDENTE João    Breno    Alves, VICE-PRESIDENTE Romero  Oscar  Garske, 2º  VICE-PRESIDENTE Celso  Antonio Cerentine, SECRETÁRIO José Eduardo Sanmartin.

Em  03  de  junho  de  1997,  foi  aprovada  a Resolução  nº  002/1997 que estabeleceu  o 1º  Regimento  Interno  da Câmara  de  Vereadores, o  qual  regeu até ano de 2015, quando fora revisado e modificado, estando, atualmente, sob o comando de todas as atividades internas da Câmara Municipal.

A  partir do dia 22  de outubro de 1998 -o município passou a ter  a  sua própria Lei Orgânica.

A dedicação, seriedade e humildade foram quesitos que nortearam  os  vereadores constituintes  na  elaboração  da  Lei  Orgânica  do Município  de  Novo  Cabrais,  como  instrumento  que  garantiu  a  dignidade  do povo cabraisense consolidado o pleno exercício da cidadania.

Quando  da  sua  instalação,  a  sede  da Câmara era  em imóvel alugado, onde  atualmente  funciona  a  Academia  Movimentos, situada às margens  da rodovia  RSC287.

Com  a  inauguração  do  Centro  Administrativo  Municipal,  foi  cedido  imóvel  a  Câmara  de  Vereadores,  em  26  de  outubro  de  2000, sob  a gestão  do  então  Prefeito Lorenzo  Scheffel, quando  foi inaugurada  a sua  sede própria, situadas na Rua 28 de dezembro.

Atualmente,  a  Câmara  de Vereadores de  Novo  Cabrais  está  em  sua  6ª Legislatura,  e  é composta  por  9  Vereadores,  sendo  eles Álvaro  Scheffel, Angela Gelsdorf Dumke, Angélica M. C de Franceschi, Delcio Maus, Mauro de  Arreal,  Odir  da  Rosa,  Pedro  Gewher,  Renildo  Schaurich,  Silomar  Garcia.

A atual   Mesa   Diretora   é   composta   pela   Presidente   Angela   Dumke,   Vice-Presidente Renildo Schaurich e Secretária Angélica de Franceschi.

São   servidores   da   Câmara   o   Diretor Famiel   Borstmann,   a   Oficial Legislativa  Julia  Pasqualini,  Assessora  Jurídica  Sâmera Arend  e  estagiária Lauren Lovato.

As reuniões da Câmara de Vereadores são realizadas no período de 15 de  fevereiro  a  22  de  dezembro  de  cada  ano,  todas  as  segundas-feiras,  às  18 horas,  para  análise,  debate  e  votação  dos  Projetos  de  Leis,  bem  como  os expedientes promovidos pelos Vereadores que visam melhorias nas condições do Município em favor dos cidadãos.

A  Câmara  de  Vereadores  convida  toda a  população  para  participar  das reuniões e eventos promovidos para o exercício da democracia e cidadania.